Sapo-Cururu
Nome Popular: Sapo-Cururu.
Nome Científico: Bufo Ictericus (Nome Atual), Bufo Marinus (Nome Antigo).
Nome em Inglês: Cane Toad, Giant Toad.
Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Anphibia.
Ordem: Anura.
Família: Bufonidae.
Gênero: Rhinella.
Sapo-Cururu é o nome popular atribuído aos Anfíbios Anuros da família Bufonidae. No Brasil temos cerca de 65 espécies pertencentes a este grupo.
Comprimento e Peso
É considerado um gigante entre os anfíbios. As fêmeas podem atingir de 10 a 25 centímetros de comprimento, pesando 1,5 kilos e os machos medem entre 7,5 a 12,5 centímetros de comprimento, pesando 400 gramas.
Particularidades
É uma espécie terrestre que só utiliza a água em época de reprodução. Também são muito ativos no período da noite.
Possuem grandes glândulas paratóides, atrás dos tímpanos. Quando se sentem ameaçados, expelem por essas glândulas um líquido branco e leitoso com várias substâncias conhecidas como bufotoxinas, tóxicas para muitos predadores. Outra forma de se defenderem é inflando os pulmões para parecerem maiores do que já são.
Alimentação
Alimentam-se de insetos, capturados com sua língua ágil e pegajosa. Ao engolir fecham os olhos forçando-os para a cavidade bucal a fim de ajudar a empurrar os alimentos para a garganta.
Hábitos
Possuem hábito noturno e são terrestres e aquáticas, utilizando-se da água somente em época de reprodução.
Reprodução
Cerca de 4 a 36 mil ovos são expelidos em forma de cordões rodeados de muco transparente e gelatinoso, podendo alcançar até 5 metros de comprimento. Podem se reproduzir em qualquer época do ano, não existindo uma estação definida. Os ovos eclodem de 10 a 16 dias após a desova e deles nascem girinos que levam de 30 a 60 dias para se desenvolverem e sofrerem o processo de metamorfose até chegar à fase adulta.
Ocorrência
Desde o Nordeste ao Rio Grande do Sul, e também na Bolívia, Argentina e Paraguai. Foram inseridos em outros países como na Austrália, a fim de reduzir as pragas das plantações.
Habitat
É comum em regiões serranas, tanto no litoral como no interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário